Se você tomou a decisão de inserir a corrida (ou qualquer outra atividade física) na sua rotina, prepare-se! Assim como em muitos processos de mudança na vida, essa postura conduzirá você para algumas fases inevitáveis, de muito prazer e aprendizagem, no caminho para se tornar um atleta completo.
Veja agora os cinco estágios do corredor:
O primeiro estágio é o de iniciante. Você vive uma luta diária contra seu velho estilo de vida e nos dias de chuva, frio ou muito vento o velho mundo parece muito mais confortável. Você está dividido, pois também sente uma grande empolgação e um desejo de avançar com rapidez para obter resultados. Cuidado, as sementes do exercício sobreviverão a períodos de umidade e de seca, isso é claro, se você não as esmagar. Então, não coloque muita pressão sobre si e não enfraqueça diante da tentação de voltar ao sedentarismo.
O jogger: No segundo estágio você está mais seguro e pode se identificar com os realmente “viciados”. Se você perder um treino poderá até se sentir culpado por perceber quão benéfico é para você. Você fica mais seletivo e escolhe com cuidado suas companhias de treino, apenas aqueles com quem se identifica, e que percorrem maiores distâncias. Uma vez ou outra você pode até participar de uma corrida de 10 km, o que contribuirá para o desenvolvimento de um senso de competição.
O competidor: No terceiro estágio a competição é sua principal força motivadora. Você começa a planejar suas corridas em função de competições e pega uma compulsão por correr cada vez mais rápido. No início o espírito competitivo o leva a aumentar treinos, ler mais sobre alongamento, nutrição, etc... mas aos poucos ele pode levá-lo à insegurança, pela necessidade de ir sempre bem em um treino para ter uma “garantia” de bom desempenho numa competição. Nesse momento você também poderá confundir fadiga com falta de motivação.
O atleta: Nessa fase você está mais perto do amadurecimento e completude como corredor. Segundo Jeff Galloway, colunista da Runner’s World e autor do livro “Manual de Corrida – Lições essenciais para correr com saúde e atingir melhor desempenho”, “para um competidor, a vitória e o fracasso estão ligados ao desempenho, enquanto para o atleta, a vitória está na qualidade do esforço”. Ou seja, quando você corre próximo do seu potencial em um determinado dia, isso é vitória. Os competidores buscam corridas que possam ganhar, já os atletas querem competições que façam desabrochar o que há de melhor neles.
O corredor: o melhor de todos os estágios
Esse estágio equilibra os melhores elementos de todos os estágios citados anteriormente. Para o corredor a corrida não é o foco primário de sua vida, ela é uma parte natural de seu programa diário. Vale lembrar que nem todos os realmente decididos a tornarem-se corredores passarão por todas essas fases, mas com essas dicas ficará mais fácil extrair o melhor de cada uma delas, evitar os erros e ser enriquecido como corredor.
Fonte: GALLOWAY, J. Manual de Corrida – Lições essenciais para correr com saúde e atingir melhor desempenho. São Paulo: Editora Gente, 2009. 376 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário