terça-feira, 19 de agosto de 2014

O tênis da corrida de montanha

Os tênis e calçados devem sempre serem os mais adequados para o esporte que se pratica, principalmente quando falamos de corrida, atividade na qual o pé e a pisada são elementos essenciais à atividade, considerando-se aos mais diversos tipos de corrida.
Existem tênis específicos para uma boa caminhada, para treinos, para as atividades dentro da academia, para competições, para as corridas de montanha, para o trail runnning, e assim por diante, com os mais diversos tipos de amortecimento, absorção de impacto, estruturas de respiração, ventilação e desumidificação. 

Fique atento às informações técnicas do tênis que está comprando pois os fabricantes sempre fornecem informações de um equipamento informando qual é a sua finalidade, seus dados e sua produção e sob quais pesquisas e estudos tecnológicos eles foram desenvolvidos, assim como de testes de uso e durabilidade. 

A tecnologia utilizada para se fabricar um tênis surge como uma tentativa de se evitar lesões e, justamente por isso, deve-se ficar atento ao momento ideal de se aposentar seu equipamento de corrida. Assim como é extremamente importante escolher o tipo certo de calçado para a sua atividade.

Não é porque o tênis está aposentado que ele vai servir para corridas de montanha e atividades outdoor. 

No caso abordado, tratando-se de corridas de montanha, trail running, trilhas e corridas de aventura, há vários fabricantes e marcas que produzem tênis adequados para essa finalidade, atendendo os corredores com inúmeros modelos e tecnologias.

Pode-se notar nesses modelos de trail o solado diferente, com garras e ranhuras mais salientes, com mais “grip”, aderência e tipos de borracha com novas tecnologias.

O amortecimento do calçado tem outra estrutura para que o corredor não fique saltando ou tenha a sensação de estar pulando ou ainda facilite um tornozelo inchado. O cabedal é um pouco mais alto na altura do tornozelo com mais firmeza no calcanhar, evitando-se possíveis torções. O cadarço pode ser diferente com novidades na sua amarração, com modelos que possuem compartimento para armazenar a laçada do cadarço. 

A biqueira é mais envolvente e resistente para minimizar um possível impacto com pedras e rochas.

No Brasil, há algumas opções disponíveis nas lojas de esportes e poucas marcas, bem menos do que os modelos para corridas de rua, mas aos poucos essa carência vem sendo suprida à medida que os corredores buscam alternativas para suas atividades esportivas. 

Podemos mencionar algumas marcas, a título de ilustração, Salomon, the NorthFace, Inov-8, La Sportiva, Snake (brasileira), Quechua (Decathlon), o Adidas Equipment Roost, e outros que podem ser também usados em asfalto como o Asics Gel Trabuco e New Balance 801.

Você não precisará deste tipo de tênis para correr em estrada de terra plana, sem buracos ou lama.

O tênis é um equipamento esportivo e como tal, portanto, tem sua finalidade específica para o melhor desempenho do corredor e para a sua segurança. Consulte os fabricantes e veja os modelos que se adaptam melhor aos seus pés e às corridas de montanha. Antes de comprar, experimente, calce bem, caminhe pela loja e tire dúvidas com os consultores de venda. É um investimento que lhe trará bons resultados e segurança nas suas corridas e nas mais variadas trilhas de aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário