Sabemos que uma das etapas mais importantes do treinamento de qualquer atleta e dentro de qualquer esporte é a sua organização. A falta de estrutura e de um roteiro a ser seguido pode gerar diversos fatores negativos como não alcançar o seu objetivo, ou demorar muito mais tempo para fazê-lo e até mesmo, pode levar a uma desmotivação desnecessária.
A rotina de treino faz com que o praticante se prepare e se motive sabendo que o seu treino possui um começo, meio e um fim que será alcançar o seu objetivo.
Portanto, assim como bolar esse cronograma juntamente com as suas metas e suas possibilidades e limitações, deve sempre procurar um objetivo; uma meta a ser alcançada pois é essa determinação que fará os seus treinos muito mais prazerosos, te trará muito mais motivação e, assim que você alcançar esse objetivo te fará muito mais orgulhoso de si mesmo.
Umas das etapas principais para se organizar um treino é a periodização. A partir do seu objetivo e do tempo que o atleta dispõe para alcançá-lo, deve-se preparar a rotina dos treinos. A esse processo damos o nome de periodização.
Uma periodização típica envolve três níveis fundamentais: estrutura geral, estrutura mediana e uma estrutura de treino semanal.
Estrutura Micro: Essa parte do seu cronograma de treino deve constar a esquematização do seu treino semanal, ou seja, deve ser estruturado quais serão as suas atividades de treino dentro de sua rotina semanal.
Estrutura Meso: São agrupados das estruturas semanais orientadas para o alcance do seu objetivo. Muitas vezes, diferenciando-se entre elas as mudanças de cargas, de volumes de treinos, sessões de crosstraining, treinos específicos e assim por diante.
Estrutura Macro: Este é visto como a visão geral do seu treino até o seu objetivo integrando as competições em que o atleta deverá participar e o período de preparação necessário para que essa meta seja bem sucedida.
Veja a esquematização abaixo que poderá te auxiliar a montar o sua periodização
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO
Estrutura Macro
• Etapa preparatório
• Etapa de desenvolvimento
• Etapa Conclusiva
Estrutura Meso
• Etapa de Base
• Etapa Pré-Competitiva
• Etapa Competitiva
Estrutura Micro
• Treinamento de força
• Treinamento de resistência
• Treinamento específico para o alcance do objetivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário