quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dicionário Básico do Corredor V - A corrida e a ciência

Pronação: Refere-se à forma como o pé toca o chão durante a corrida. Se alguém é um pronador, o pé rola para dentro durante a execução.

Se alguém tem um desgaste excessivo do lado de fora de seus tênis, eles são provavelmente um supinador. Esteja equipado com um tênis de corrida adequado pode ajudar a corrigir ambos os casos. 

BPM: A freqüência cardíaca ou batimentos por minuto (BPM) é o número de batimentos cardíacos durante um minuto. 

Resistência: a capacidade do corpo para suportar o stress e dor durante uma atividade aeróbica, como correr. 

Aeróbico vs Anaeróbico: Embora os exercícios aeróbicos e anaeróbicos queimam glicose, há algumas diferenças. O exercício aeróbico é de longa em duração, mas de baixa em intensidade (como caminhar ou correr), enquanto que o exercício anaeróbico é de curta duração, mas de alta em intensidade (como a corrida ou levantamento de peso).

Glicogênio: o corpo armazena a glicose, sob a forma de glicogênio para ser usado para produzir energia. Quando o glicogênio se foi, muitas vezes, os corredores "quebram". 

Índice de Calor: A medição combinada de temperatura e umidade, que mostra o quão quente ele se sente. Quando a umidade é alta, dificulta a habilidade do corpo para suar - forma que o organismo tem de se auto-arrefecer, de modo que o corpo retém mais calor e é mais arriscado. Alta umidade também aumenta o risco de doenças, exaustão pelo calor e insolação. O Serviço Nacional de Meteorologia emite um alerta quando o índice de calor é esperado para exceder 105 a 110 graus centígrados, durante pelo menos dois dias consecutivos. 

Ácido lático: Substância formada quando o corpo não pode gerar energia utilizando oxigênio, o ácido lático é produzido em condições anaeróbias (especialmente durante os treinos rígidos). 

Limiar Anaeróbio: Este é o ponto de exercício onde as coisas ficam difíceis, e ácido láctico começa a acumular na corrente sanguínea. 

VO2 Max: Também conhecido como a capacidade aeróbia, VO2 Max é consumo máximo de oxigênio do corpo. 

Escoriações: Caramba. Suor e esfregue tecido contra a pele, enquanto corrida de longa distância e pode causar irritação dolorosa e erupções cutâneas. Para evitar atrito (ou pior, mamilos sangrentas), revestimento em todos os lugares com ou vaselina antes de pegar a estrada. 

Unhas pretas: Unhas descoloridos sobre os corredores são um resultado de impacto e pressão no dedo do pé. Às vezes, se você tiver sorte, elas caem completamente fora. 

Câimbras:-dor muscular tardia, pode ocorrer entre 24 e 48 horas após a corrida e pode fazer subir e descer as escadas especialmente problemáticos. 

Rolo de Espuma: Este tubo pode parecer divertido e pode substituir uma massagem profunda na prevenção e alívio de nós e dor muscular, mas também é conhecido por fazer até mesmo os corredores mais difíceis choramingar. 

Joelho de corredor: Uma das lesões por overuse mais comuns entre os corredores, joelho de corredor é também conhecida como síndrome da dor patelofemoral (SDPF). A dor geralmente é isolado, ou em torno da rótula. 

Correr com economia: Refere-se a quantidade de oxigênio que você usa quando você corre. Quando você melhorar a sua economia, você é capaz de correr a uma porcentagem menor de VO2 máximo (a sua taxa máxima de utilização de oxigênio). 

Shin Talas: Outra lesão comum em execução, dores nas canelas referem-se a dor ou em torno das tíbias. A maioria dos casos pode ser tratada com repouso e gelo, mas pode sinalizar que é hora de sacar o cartão de crédito para alguns novos tênis de corrida. 

Fascite plantar: sentir dor e rigidez no calcanhar? Pode ser fascite plantar ou inflamação da parte inferior do pé, devido ao uso excessivo ou danificações. Sofredores podem geralmente auto-tratá-lo com repouso, gelo, e alongamento. 

ITBS: Esta lesão dolorosa para a banda de TI na perna (que vai do quadril, abaixo da coxa, em todo o joelho, e por meio da canela) pode deixar muitos corredores fora das pistas.

Banhos de gelo: um banho de gelo é choque para os sentidos, mas também pode reduzir a inflamação e ajudar no processo de recuperação pós-longo. 

Overtraining: Se com as lesões anteriores você continuou na pista, nunca é bom correr em excesso! Vamos um "dia de repouso, não é? 

Quebrar: Os corredores se sentem como se eles não pudessem ir mais um passo. Para muitos maratonistas, isso ocorre depois dos 30km, e não surpreendentemente, eles geralmente não terminam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário