O agachamento é um dos exercícios mais completos no treino de força, porque apesar de trabalhar de modo especial os músculos inferiores e articulações como as coxas, quadris, nádegas e tendões, ele também envolve a musculatura das costas, abdômen, braços, gêmeos, e ainda fortalece o sistema cardiorrespiratório.
O agachamento consiste em realizar a flexão das pernas e agachar o tronco, e apesar de ser aparentemente simples, o exercício requer treino e muita técnica. A posição deve ser sempre com a coluna ereta, olhando para um ponto a frente, sem baixar a cabeça ou olhar para cima, e os pés devem estar separados mais ou menos na largura dos ombros.
Quando se faz o agachamento com a barra, deve-se ter o cuidado de apoiar a barra nas costas e não na nuca ou no ombro, o movimento também pode ser feito com a barra a frente do corpo.
As flexões do agachamento podem ser realizadas com ou sem carga adicional, sendo que a carga é importante para o ganho de força. A carga utilizada no agachamento pode ser um bastão, uma barra de halteres comprida utilizada de forma clássica atrás da nuca ou sobre os peitorais ou a barra curta nas mãos, com os braços junto ao corpo. O exercício de agachamento exige além de todo o esforço físico e concentração, muito equilíbrio, principalmente com a barra sobre os peitorais.
Veja algumas dicas na hora de fazer esse exercício
1 - Nunca sobrecarregar seu corpo utilizando muito peso. Isso pode causar danos irreversíveis à coluna. E sim, conclua o exercício com muita concentração, agachando o máximo que puder, descendo bem devagar, explodindo na subida e mantendo a postura correta, que é a coluna reta, o quadril para trás e nunca ultrapassando o joelho da ponta do pé.
2 - Uso dos acessórios como a cinta, que sustenta a coluna e a faixa de joelho, que o estabiliza e dá mais segurança ao movimento.
3 - Conte com a ajuda de um profissional que acompanhe seu exercício, você se sentirá mais seguro em executá-lo e evitará qualquer acidente. Assim, irá aproveitar ainda mais o treino de agachamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário